TENDÊNCIAS PARA O TURISMO 2020

Comunicação, Conteúdo, Inspiração, Marketing
21/01/2020

Segundo dados da Booking.com, que realizou uma pesquisa com mais de 22 mil viajantes de 29 mercados, incluindo o Brasil, e em mais de 195 milhões de avaliações de hóspedes verificados, uma das tendências para o futuro das viagens é um aumento do número de viajantes que já estão na terceira idade geração mais aventureira e mais saudável.

 

A melhor idade viajará mais e acompanhados pelos netos:

Oito em cada dez (81%) dos avós concordam que se sentem rejuvenescidos ao passar tempo com os netos. Além disso, 70% deles acreditam que os pais precisam, de vez em quando, tirar uma folga dos filhos.

Portanto, o fato de que hoje as gerações mais velhas são mais saudáveis, mais aventureiras e estão mais dispostas a permanecerem jovens e ativas, aliado a predisposição a reviver essa juventude junto aos seus netos, gera uma forte tendência de que esses comecem a viajar mais acompanhadas dos netos.

 

São tendências também:

– Viagens com maior interação com a população do local: cultura, costumes, cuidados com meio ambiente, o ‘slow tourism’ que propõe uma mentalidade de ecorresponsabilidade, preocupação com a questão do desenvolvimento sustentável, interesse pela agricultura engajada, que segue um caminho ponderado, orgânico, pelo desenvolvimento local, ligado à cultura e ao patrimônio, aos deslocamentos sem pressa.

 

– Gastronomia local: a gastronomia local também será destaque, uma vez que 78% dos brasileiros entrevistados consideraram importante consumir alimentos produzidos localmente quando estão viajando.

 

– ‘Slow Travel’ (desaceleramento): tendência para viagens lentas atrai cada vez mais – mais que um modo de viajar, trata-se de uma filosofia, onde o importante é explorar um destino e sua cultura com mais tempo, em imersão, substituindo o avião pelo trem, ou carro, ou navio, tudo para apreciar melhor o caminho e não apenas o destino final.

 

– Reconexão com a natureza: tudo que é ao ar livre se encaixa aqui. É mais uma prova de que as novas gerações têm buscado esse lifestyle de muitas formas. Buscas com temas como “Dicas para pesca de lago” ou “Técnicas de sobrevivência na natureza”, além de palavras-chave como “acampar” ou “cozinha outdoor” têm se destacado.

 

– Espaço para Pets: quase dois terços dos brasileiros (65%) que têm um bichinho de estimação e dizem que seu pet é tão importante quanto um filho – o número é 10 pontos acima da média global (55%). 51% desses brasileiros com animais de estimação concordam que, no próximo ano, a escolha de seu destino de viagem dependerá da possibilidade de levarem ou não seus pets junto. Mais do que isso: um número ainda maior (59%) diz que estaria disposto a pagar a mais por uma acomodação pet-friendly.

 

A tecnologia como aliada

Em 2020, mais recursos tecnológicos ajudarão os viajantes a escolher seus próximos destinos. Segundo previsão da Booking.com, devem despontar novidades que utilizam inteligência artificial e outras tecnologias para oferecer sugestões personalizadas de destinos, hospedagens e passeios. Não a toa: de acordo com a pesquisa, 7 em cada 10 (73%) dos brasileiros entrevistados esperam que a tecnologia os supra com sugestões de viagens surpreendentes e experiências totalmente novas. Além disso, 59% dizem que usarão um app para deixar sua viagem mais prática – seja no planejamento ou já com o pé na estrada.

Fonte: Booking.com